segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LOUCURA

Era uma tarde de domingo, chovia muito, o céu enegrecido disparava rajadas de relâmpagos em 5m e 5m, logo em seguida aquele estampido ensurdecedor. Não sei porque mas amava aqueles dias chuvosos, despertava-me nostalgia, associava a tempos longuiquos da infância tão amada e feliz. Estava na janela contemplando os pingos da chuva que caiam incessantemente, pareciam extremamente pesados que se podia ate ouvir o barulho de cada gota no chão. E é  nesses momentos de introspeção e admiração do poder sobrenatural, da força da natureza que leva meu espírito a quietude e ao mesmo tempo a elocubrações sobre o existir.
Trabalho em Centro de Atenção Psicossocial, lugar dito ai popularmente, como o cantinho do louco, sou fascinada pelo que faço, e em consequencia existe em mim uma enorme energia na busca do conhecimento e de esclarecimentos metafisico a qual no dia a dia sou submetida na minha pratica e na minha intervenção quando ouço relatos.Uma gama de diversidade de casos martelam minha mente na tentativa de dar uma resolutividade concreta acerca do existir, do que lúcido, do que irreal e real. Encaro a todos como sofredores, incluindo a mim, que estou aqui neste planeta de passagem e expiação e estamos em constante mutação e evolução. Uma verdadeira guerra entre o bem e o mal habitada em nossa natureza, buscando um caminhar para o óbvio: o amor incondicional, tão inexplicável e que parece ser inacessível.
Sempre que falamos em doença mental, transtornos comportamentais e associamos leigamente ao sobrenatural,  não é raro ver alguns buscarem ajuda na religião, nas crendices muitas vezes insanas, para a busca de uma explicação desse fato que nos foge a compreensão, e nos deixa atonitos sem solução.
O que faz alguém ser chamado de louco? O que difere ele de mim e de voce, nós que creditamos ser são, coerentes, certinhos? Voce ja parou para pensar nisso? Se não, pense agora, neste momento? Pense em voce e toda sua vida e toda sua emoção, as escolhas que fez ate agora. E faça uma correlação entre voce e o que sabe sobre eles: os malucos, como voce chama , como eu muitas vezes já chamei. Talvez voce encontre a resposta , talvez não, mas tenha certeza que eles servem de alertas, para mostrar que algo existe e que foge a compreensão racional humana, e nos mostra quão é  impressionante a mente humana tão desconhecida, nos fascina  nos levando ao delírio, pelo menos comigo, não sei se com voce.
Ainda chove...porem uma chuva miúda e meus olhos percebem minha incapacidade de ir alem do que conheço e que não posso ser inflexível no pensar, mas que devo sim estar aberta para a compreensão, e localizar sinais de que tudo é mutável e que cada um é um, que nada é igual, mesmo fugindo do que generalizamos como correto, talvez só assim poderemos esclarecer de fato esta questão e dar a humanidade uma resposta tão esperada do que seja a LOUCURA.

2 comentários:

  1. "de doido e louco todos somos um pouco", é muito dificil falar a respeito de um assunto tão complexo e que cada dia está tomando conta da vida das pessoas cada vez mais; será a falta de contato, a solidão? a distancia cada vez maior entre as pessoas e ás familias devido ao contato virtual que tomou conta do mundo inteiro? não sei... ninguem sabe, é um mistério que ultrapassa a compreensão da mente humana...

    ResponderExcluir
  2. muuito bom roseane!!!
    apesar de eu te lido mais o dicionario do que o texto!! kkkkkkkkk =D
    /Poseidon

    ResponderExcluir