quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESPIRITO NATALINO


Desci do ónibus perto da Praça da Sé e fui surpreendida pelo coro de vozes infantis entoando musicas natalinas. A cada passo que dava em direção ao centro do Pelourinho meu corpo arrepiava-se em uma onda de energia vinda não sei de onde que tomava conta de mim. Sentia-me paralisada, e uma vontade enorme de viver crescia, assustando-me. Vendo aquelas crianças com chapéus vermelhos, de rostinhos inocentes e de todas as raças percebi que quando queremos podemos ser únicos, sem tristezas, sem lágrimas, sem violência e ter o espírito inocente e alma repleta do desejo de Deus, aquela cena lembrava-me que era Dezembro, e que era Natal.
Não sei por que, mas eu percebo que nesta época do ano as pessoas se aproximam mais, sinto como se o espírito natalino estivesse a espreita numa esquina qualquer esperando apenas por mim  ou por voce para se corporificar em boas ações, em gestos de amor e desejos de afetos. Tudo fica mais colorido, num vermelho e verde, implicando em vida e esperança. O povo  sai mais de suas casas e com sacrifícios muitas vezes compra lembrançinhas para quem mais ama e considera.
Observo novamente o tal espírito natalino, uma compulsão para fazer o bem. Fico encafifada, porque isso acontece mais nessa época? Ate parece que papai noel sobrevoa a cidade com seu pó de pirilimpimpim dando a todos a experiência de abrir mais seus corações e deixa-los nostagicos, amigos e amorosos. Quisera eu que este pó magico estivesse sobre a humanidade 366 dias de sua existência, e que nos noticiarios não mais ouvíssemos ou víssemos a violência urbana do homem aflorada e tão persistente, mostrando que sua racionalidade é incoerente. E que por muitos é atribuída como  fatos do fim de mundo, não esquecendo que sempre isso aconteceu em toda trajetoria humana, que ela é escrita pela historia com sangue, manchada cruelmente no seio da mãe terra, que evidentemente se revela e se apodera dizimando culpados e inocentes.
Aquelas crianças com sua vozes perfeitas e afinadas encheram meus olhos de lágrimas, elas me ensinam a acreditar nessa força e nesse espírito que sobrevoa o mundo e as cidades, e que um dia certamente tomara de vez a anarquia do caos, transformando em amor nossa emoção maior, que por muito estar adormecida, gerando o que um lúcido homem de barba pregava pelos arredores da cidade do Rio de Janeiro: generosidade gera generosidade, amor gera amor..
Vamos amar e aprender a deixar que o pó de pirilimpinpim de papai noel invada nossas almas, e que eu e voce possamos fazer a diferença.
FELIZ NATAL!

Um comentário: