terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A LUZ DA ESPIRITUALIZAÇÃO

                                                      Tudo que tenho escrito, tem um simples propósito que é o da reflexão, através de histórias e estórias singulares acerca do ser humano e suas limitações , seus desejos, medos e incompreensões tão inerentes em nossa alma. Entretanto nesse momento me sinto limitada  para escrever sobre alguém, alguém que em boa parte de sua vida foi dedicada a dar alegria aos seus semelhantes através da arte musical de uma invenção frenética utilizada em tempos de carnavais: o trio-elétrico.
                                                      Conheci Osmar Macedo, em 1980, na época estudava parapsicologia, tentava entender a alma do homem e seus fenômenos tão surpreendentes quanto incompreensíveis, os distúrbios da mente como a dupla personalidade e fenômenos extra sensoriais um tanto comum, mas de difícil explicação ou de uma coerência racional. A clinica a qual conduzia aquelas experiências, pertencia a Dr. Eliezer Cerqueira Mendes, situada no Garcia, um dos bairros de Salvador. Várias pessoas frequentavam, eram chamados de sensitivos, entre eles Hebe, que desenvolvia uma personalidade inteiramente estranha quando em transe hipnótico, alguns momentos dizia ser uma índia, entoava cantos e tinha uma linguagem selvagem, em outras ocasiões era uma cigana espanhola. Hebe, esposa de Osmar Macedo, inventor do trio-elétrico, músico e compositor.
                                                    A parapsicologia é um novo ramo da psicologia, que como afirmei anteriormente estuda fenômenos de natureza estranha ao racional humano, são forças ‘ocultas’ manifestada no homem. Toda aquela fenomenologia evidenciada nas sessões hipnóticas, chamava-me muito minha atenção, despertando uma enorme vontade de conhecer mais e mais àquele respeito. Era importante que mantivesse um conhecimento com aquelas pessoas manifestadas, mas não tinha idéia de como poderia chegar até aqueles sensitivos, em especial Hebe, que até então não tinha a menor idéia de quem se tratava. Entretanto a vida nos reserva muitas surpresas, assim um dia sem nenhuma explicação, meu pai convidou-me a passar um dia na casa de uma pessoa que tinha certos poderes e que poderia me ajudar nas manifestações que havia se passado comigo, e que eu não tinha explicações lógicas para o fato, e que essas manifestações jamais tornariam acontecer caso seguisse certo ritual. A curiosidade falou mais alto e fui aquele local. Não sabia o que iria acontecer e de quem era de fato aquela casa.
                                                   Destino ou causalidade me levaram a conhecer Hebe, Osmar Macedo e seus filhos. Aquela aproximação me levaria a conhecimentos importantíssimos, como também a um crescimento interior e amadurecimento do meu próprio ser. Naquele dia , nada do que imaginava encontrar aconteceu, meu pai tomava cerveja com Osmar e Hebe, enquanto eu e sua filha nos deliciavamos na piscina, mergulhando e brincando animadamente, na maior descontração. Meus problemas e suas soluções ficariam para mais tarde ou talvez um outro dia. Minha faculdade sensitiva poderia esperar,  para que pudesse desenvolvê-la adequadamente, isso se eu quisesse de fato. Particularmente, depois de ter vivenciado episódios que desencadearam  sensações estranhas que Dr. Eliezer, afirmava ser  de  uma   faculdade  sensitiva desenvolvida por mim, e que  alguns espiritas afirmavam ser a mediunidade.
                                                   Naquela casa, naquela piscina, aquela suave sensação de prazer desencadeara em mim, a certeza de já ter vivido com aquelas pessoas em algum momento de minha vida, ou até mesmo uma premunição do futuro, vivenciada em meus sonhos. Essa faculdade de conhecimento do futuro, estudada na parapsicologia, já comprovada cientificamente, através de fatos reais mensuráveis. Um exemplo famoso foi do naufrágio do navio “Titanic”, acontecido na noite de 14 para 15 de abril de 1912. O Sr. J. O’Connor  tinha reserva de passagem para si e para sua família, mas , uns dez dias antes da data destinada à saída do navio, O’Connor sonhou com a quilha do navio ao ar e a bagagem dos passageiros flutuando ao redor. Assustado, não contou para sua família, entretanto o sonho se repetiu na noite seguinte. Procurou saber se havia possibilidade de retardar sua viagem, com a confirmação da América, decidiu dar ouvidos ao sonho e mandou cancelar sua reserva no “Titanic”. Pode, então contar o sonho aos amigos, como uma explicação ao cancelamento da viagem. Não queria correr riscos, uma vez que a viagem não era urgente. O caso foi referido pelo próprio protagonista à Society for Psychical Research de Londres. Além disso foi apresentado por escrito o testemunho de seus amigos, como também a apresentação dos passaportes e as reservas das passagens. Assim ficou evidenciado que de certa maneira algumas pessoas possuem sensibilidades incomuns.                                                      A amizade com a família Macedo se consolidava, participava de algumas manifestações da cigana espanhola, uma das personalidades intrusas manifestada por Hebe, e de momentos com a índia. Tudo era muito fascinante. Osmar não participava das reuniões, sempre ocupado às voltas com sua música. Ele criou o trio-elétrico em 1950, junto com o amigo Dodô, naquela época eles saiam em uma fubica eletrizante, com o passar dos tempos foram evoluindo e hoje, o trio-elétrico  é uma marca no carnaval da Bahia. Osmar Macedo sempre gostou de música, e desde os 12 anos tocava e criava canções, como muita humildade diz: “eu não sei muita coisa, ainda tenho muito que aprender”. Com mais de 60 anos ele distribui muita energia e calor humano, sempre contagiando às pessoas que o cercam e de modo especial o povo baiano em tempos de carnaval. Homem simples, em nada orgulhoso, pai de dois filhos do 2º casamento, possuindo uma família harmoniosa.
                                                      Continuava a freqüentar à clinica , as sessões de relaxamento e disciplina da mente, aquietara minha vontade voraz de conhecimento. A amizade com Hebe e Rita que de vez enquanto freqüentava à clinica consolidou-se. E sempre que podia, ia até sua casa ouvi-la a tocar alguma música no piano, como o pai ela tinha o dom para aquela arte, o tempo e sua própria disciplina ia mostrar a todos sua capacidade. Na clinica continuávamos com as experiências. Certa vez tentamos fazer uma regressão com um dos sensitivos, e este aos poucos foi relatando fase por fase vivenciada, até a saída do útero, a libertação, depois seu retorno a uma época passada, as suas dores e alegrias. Era sempre um momento de grande tensão, e Dr. Eliezer estava sempre presente, dando o suporte no que fosse necessário.
                                                        O tempo passou e as experiencias continuaram até que um dia a noticia de que a clinica fecharia, e que Dr. Eliezer retornaria a S. Paulo para lá continuar suas investigações, deixou a todos  entristecidos,  não  mais poderíamos nos reunir e discutir sobre tudo que nos parecia anormal e que tínhamos dificuldades em explicar. As experiências em casa de Hebe, também com o tempo não mais aconteceram, e um dia minhas idas foram escasseando, até não mais existirem. Todas essas experiências proporcionaram um real  crescimento interior resultante de uma energia positiva desprendida no percurso de toda aquela investigação cientifica. Alguns desses resultados estão detalhados nos livros do parapsicólogo o Dr. Eliezer Cerqueira Mendes. Foi uma epoca de grande conhecimento e que alicerçou toda minha trajetoria nas escolhas que teria que fazer para continuar o que chamo de experiencia de vida, no desejo insano de cada dia alcançar a luz da espiritualidade e no maior dos encontros com o supremo, eternizando meu ser a serviço dessa LUZ.

                                                                   
                                                   

Um comentário:

  1. Interessante o tema, me fez refletir um pouco sobre o passado, a curiosidade, intuição ou apenas o desejo que não sei explicar ao certo que desde os 18 anos de idade tenho vontade de fazer uma regressão a vidas passadas. Espero um dia conseguir realizar esse desejo que não de onde vem mas tenho certeza que um dia conseguirei.

    ResponderExcluir